Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2022

Abertura do Encontro DX do dia 7 de julho de 2001

Imagem
uando olhamos um rádio, uma das primeiras coisas que notamos é o "dial" , principalmente os rádios antigos que  eram cheios de detalhes  e com lâmpadas coloridas.          Quando a onda curta era popular, havia até aparelhos de rádio com o nome de países e alguns com nomes de emissoras no mostrador.          Porém, o “dial” como conhecemos segundo o  colecionador de rádios  Edson  de Freitas,  surgiu  aproximadamente na segunda metade dos anos 20.          É que nos primórdios da radiodifusão o aparelho mais utilizado era o rádio galena e ouvir uma emissora de rádio era apenas possível através do fone de ouvido.          O rádio com o alto-falante só começa a ser produzido em 1921 e sem dúvida isso ajudou a sua popularização, pois o fone de ouvido trazia limitações.          Hoje em dia o “dial” dos rádios não  são mais vistosos e bonitos, pois detalhes não são mais componentes da industrialização moderna, seja qual for a área de produção.          Querendo voltar aos v...