Abertura do Encontro DX do dia 7 de julho de 2001
uando olhamos um rádio, uma das primeiras coisas que notamos é o "dial" , principalmente os rádios antigos que eram cheios de detalhes e com lâmpadas coloridas. Quando a onda curta era popular, havia até aparelhos de rádio com o nome de países e alguns com nomes de emissoras no mostrador. Porém, o “dial” como conhecemos segundo o colecionador de rádios Edson de Freitas, surgiu aproximadamente na segunda metade dos anos 20. É que nos primórdios da radiodifusão o aparelho mais utilizado era o rádio galena e ouvir uma emissora de rádio era apenas possível através do fone de ouvido. O rádio com o alto-falante só começa a ser produzido em 1921 e sem dúvida isso ajudou a sua popularização, pois o fone de ouvido trazia limitações. Hoje em dia o “dial” dos rádios não são mais vistosos e bonitos, pois detalhes não são mais componentes da industrialização moderna, seja qual for a área de produção. Querendo voltar aos v...