Programa Encontro DX 9 de fevereiro de 2002
Ao ligar seu rádio para fazer dexismo, você poderá deparar com interferências que muitas vezes não são da atmosfera, mas proveniente da rede elétrica. Essa energia elétrica é gerada e a seguir transformada em alta tensão para ser transmitida a longa distância e depois rebaixada nas subestações, em duas etapas. Podemos dizer, de modo geral, que os potenciais das linhas de transmissão alcançam 500 ou 1000 quilo volts. A poluição por ruídos radioelétricos pode provir das linhas de alta tensão e ao longo de vários pontos de distribuição. As nterferências que podem ocorrer nessas linhas são causadas principalmente pôr centelhamentos ou descargas eletrostáticas. O ruído no receptor de rádio apresenta variações, assemelhando-se a um frigir ou a estalos. No caso da televisão revela-se como pequenos traços ou como chuviscos. Essas entrevistas podem ser devidas a diversas causas: Primeiro, por componentes defeituosos no sistema de d...