Programa Encontro DX 9 de fevereiro de 2002
Ao ligar seu rádio para fazer dexismo, você poderá deparar com interferências
que muitas vezes não são da atmosfera, mas proveniente da rede elétrica.
Essa energia elétrica é gerada e a seguir transformada em alta
tensão para ser transmitida a longa distância e depois rebaixada nas
subestações, em duas etapas. Podemos dizer, de modo geral, que os
potenciais das linhas de transmissão alcançam 500 ou 1000 quilo volts.
A poluição por ruídos radioelétricos pode provir das linhas de alta
tensão e ao longo de vários pontos de distribuição.
As nterferências que podem ocorrer nessas linhas são causadas principalmente pôr
centelhamentos ou descargas eletrostáticas. O ruído no receptor de
rádio apresenta variações, assemelhando-se a um frigir ou a estalos.
No caso da televisão revela-se como pequenos traços ou como chuviscos.
Essas entrevistas podem ser devidas a diversas causas: Primeiro, por
componentes defeituosos no sistema de distribuição, segundo por interferências
do equipamento do consumidor ligado á rede e terceiro que é interferência
remotamente geradas e acoplada á linha pela propagação eletromagnética normal.
Um tipo de interferência comum é proveniente do centelhamento ao
longo da linha de transmissão. Este centelhamento sempre ocorre,
quando sob pressão atmosférica ao nível do mar, houver um intervalo de 0,05
centímetros entre partes metálicas nas ferragens dos postes da rede.
O assunto é bastante técnico e difícil fazer um explicação , pois
nem todos entenderiam, mas o importante disso é sabermos que as redes elétricas
podem causar interferências sérias na recepção de rádio. Muitos dexistas novatos pensam que
interferência pode ser apenas de outra emissora ou da atmosfera, ou ionosfera como queiram.
Por isso é que os clubes organizam as DX pedition para ficar livre das interferências, incluindo a interferência das redes elétricas.
Iniciamos o Encontro DX desteSábado com Maria Bethânia.
Comentários
Postar um comentário