As industrias pioneiras na radiodifusão no Brasil
Quem tem acesso a coleção da antiga revista Anntena , que foi editada no Rio de Janeiro de 1926 a 2007, pode acompanhar a evolução das empresas que produziram aparelhos de rádio, TV e transmissores no Brasil.
As edições antigas da revista Seleções, também apresenta várias propagandas de aparelhos de rádios produzidos no país, principalmente aqueles luxuosos confeccionados em imbuia e marfim.
Em 1924, logo após a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil, é inaugurada no Rio de Janeiro a filial brasileira, para a importação e vendas dos produtos Philips fabricados na Holanda.
No Brasil, o processo de crescimento da Philips foi idêntico ao acontecido na América.
A Philips estava presente com escritórios de representação no Rio de Janeiro e, durante a Segunda guerra mundial, tentava escapar do conflito na Europa , procurando um estado neutro para desenvolver novas tecnologias.
Com isso, descobre a necessidade das Forças Armadas do Brasil em ter uma indústria de eletrônica no país.
Quando começou a Segunda Guerra Mundial os equipamentos de comunicação eram fabricados pela empresa alemã Telefunken.
Sendo assim, o grupo Philips estabelece uma parceria com uma empresa paulista a Cacique.
A Cacique "Indústria Paulista de Eletricidade"- foi fundada em 1933 por um grupo de pioneiros, dedicada a fabricação de rádios, surgindo assim a INBELSA -"Indústria Brasileira de Eletricidade S.A.".
Essa empresa teve participação importante no desenvolvimento das telecomunicações brasileiras nas décadas de 50 e 60 fabricando entre outros itens, transceptores para Onda Curta.
Outra empresa é a SEMP (Sociedade Eletro Mercantil Paulista) fundada em 1942 na cidade de São Paulo.
No início, sua principal atividade foi a fabricação de rádios.
No ano de 1951, a SEMP lançou o mais sofisticado rádio da época, o PT 76, que ganhou o carinhoso apelido de capelinha e atingiu grande sucesso de vendas até meados da década de 70.
O sucesso foi tão grande que é lembrado e procurado pelos colecionadores até hoje.
Foi ainda em 1951 que a SEMP colocou a venda o primeiro aparelho de TV montado no Brasil
Confirmando mais uma vez seu pioneirismo, em 1972, a SEMP deu grande passo no mercado e lançou o primeiro televisor em cores do país.
Por último um assunto pouco divulgado.
O Brasil começou a fabricar transmissores de rádio já no finalzinho da década de 30 do século XX.
Uma das empresas pioneira foi a STP Sociedade Técnica Paulista sediada inicialmente nas imediações onde hoje é o Hospital da Beneficência Portuguesa.
Fundada pelo Engenheiro Geraldo Homem de Melo fabricou muitos transmissores para as emissoras do Estado de SP e do Brasil.
Inclusive o primeiro transmissor da Rádio Aparecida, foi fabricado pela STP.
Atualmente são várias as empresas brasileiras produzindo esse equipamento e já tem uma delas se preparando para montar transmissores que permitem transmitir em DRM.
Mas infelizmente na atualidade parece que são poucos os empresários brasileiros no ramo industrial, como nas décadas passadas.
Bibliografia.
www.aminharadio.com
Acesso em 12 de janeiro de 2019.
https://www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/historia-da-semp-toshiba#:~:text=A%20SEMP%20(Sociedade%20Eletro%20Mercantil,na%20cidade%20de%20S%C3%A3o%20Paulo.&text=No%20ano%20de%201951%2C%20a,meados%20da%20d%C3%A9cada%20de%2070.
Acesso no dia 18/12/2021
Comentários
Postar um comentário