Breve retrospectiva do rádio e do dexismo em 2021

O ano de 2021 foi um desafio para todos nós principalmente com a Covid que levou milhares de brasileiros, infelizmente. No mundo do rádio e do dexismo, algumas emissoras deixaram as ondas curtas e como nos anteriores, foram emissoras que pertencem a países que mantém ainda em alguns idiomas em suas emissões para o exterior. Vamos nesse pequeno espaço de tempo, fazer uma breve relato quem sabe uma retrospectiva , mas ele não é completo e o tempo disponível no rádio não permite isso. Logo no início do ano de 2021, chega a notícia de que a Suíça vai desligar o sistema de rádio FM para fazer a transição para o sistema digital a partir de 2022. Segundo o site suíço swissinfo. ch, apenas 13% da população ouve rádio FM nesse país. O sistema digital que será adotado é o DAB e deve ser ao que tudo indica o primeiro país a fazer essa mudança. Da China chegou a notícia que o governo chinês proibiu a transmissão da rede BBC World News , afirmando que a emissora britânica violou a regulação de que notícias devem ser verdadeiras e prejudicou os interesses da China. Ao que tudo indica a proibição tem como base reportagem da BBC sobre problemas na Região Autônoma de XINJIANG UYGUR . Ainda no primeiro semestre a emissora iraniana a Voz da República Islâmica do Irã anunciou o fim das transmissões em ondas curtas no dia 21 de março de 2021l. O serviço internacional existia há mais de 40, desde a queda do Xá Reza Palevi em 1979. No Brasil a migração das emissoras do AM para o FM continuou em 2021, dessa vez chegando na cidade de São Paulo. As Rádios Cultura Brasil e a Rádio Capital anunciaram suas frequências, a Cultura operando 77,1 mHz e a Capital no canal 77,5. Mas foi a Cultura Brasil a primeira emissora paulistana a migrar para o FM. As emissoras começam a ocupar a chamada faixa estendida que vai dos 76,1 mHz aos 87,5, mas quem tem aparelho de rádio antigo, não pode ouvir essas emissoras. É preciso ter a faixa estendida no dial. No dia 27 de março , a NHK Rádio Japão, encerrou suas transmissões no idioma português pelas ondas curtas, mas permaneceu no ar as emissões no idioma espanhol. Porém com um detalhe, os programas praticamente quase que no mesmo formato das ondas curtas, continuam na internet. Ao contrário de outras emissoras que encerraram o serviço de forma abrupta, como a Rádio Internacional da China, a NHK mantém na internet até mesmo o programa de contato com seus ouvintes. Mas em todos os programas eles reclamam que o número de e-mails e cartas tem diminuído muito e quem não escreve eles denominam de ouvintes silenciosos. A Rádio Itatiaia histórica emissora mineira foi vendida para o empresário que é o proprietário da CNN Brasil que parece estar bem interessado no ramo das comunicações. Não podemos deixar de mencionar duas estações que tem muita história, uma no Brasil e outra na República Checa. A brasileira é a Rádio Nacional do Rio de Janeiro que completou 80 anos e a internacional é a Rádio Praga que completou no dia 31 de agosto 85 anos. E falando ainda em aniversário, o DX Clube do Brasil comemorou 40 anos e o programa Encontro DX 35 anos da sua primeira edição. Com relação a livros tivemos o lançamento de mais uma obra para os radioescutas brasileiros. Esse lançamento foi o Guia Moderno do Radioescuta com memórias e histórias das ondas curtas escrito pelo , professor e pesquisador Cristiano Torres do Amaral. Tem 332 páginas com imagens e textos interessantes para quem gosta do tema. A emissora alemã a Deutsche Welle informou que suspendeu o envio de QSL, porque agora existe condições técnicas com os receptores remotos para saber como estão chegando as transmissões. Durante muitos anos as emissoras precisavam dos dexistas para que eles informassem como estava chegando o sinal da emissora em sua região e alguns deles eram nomeados como monitores. Mas parece que a era dos monitores começa a chegar ao fim. Outra notícia triste recebemos no dia 6 de julho, informando o falecimento de um dos grandes comunicadores do radio internacional. Manolo de La Rosa, que durante muitos anos na antiga Rádio Moscou e na Rádio Havana. Apresentou vários programas como o Para los diexistas na Rádio Moscou e o Em Contato na Rádio Havana. Outro grande nome do rádio brasileiro que faleceu no dia 27 de julho de 2021 foi Roberto Figueiredo, o último locutor do Repórter Esso. No final de 2021 chega mais uma triste notícia, o editor do WRTH Nicholas Hardyman informou que a edição de 2022 será a ultima impressa após 75 anos da primeira edição. Comprar o WRTH para nós brasileiros ficou quase impossível. O real está bastante desvalorizado diante das moedas internacionais, sem contar a situação econômica terrível que o país enfrenta com a inflação ultrapassando os dois dígitos. Outra notícia que somos obrigados a trazer é que segundo o site Comunique-se, 2021 foi o ano do encerramento de vários órgãos de comunicação no Brasil. Foram fechados todo o tipo de meio midiático, do impresso ao online, passando também por emissoras de rádio e canal de televisão. No dia 1 de agosto o mundo da comunicação comemorou 40 anos do nascimento da MTV, a qual trouxe para o campo da música, uma grande mudança. A MTV chegou revolucionando e anunciado o fim do rádio com a canção do grupo Buggles, com a música que tinha como título: Video Killed the Radio Star, tradução livre para o português: o vídeo matou a estrela do rádio. Mas o rádio não acabou. A Covid infelizmente levou embora muitos nomes do rádio em todo o país. A esses homens e mulheres do rádio que partiram nossas condolências aos seus familiares e colegas. Essa relação não é completa, pois infelizmente foram muitos que partiram, mas segue a relação dos nomes que conseguimos levantar. Flavio Martins que já estava aposentado grande nome do rádio gaúcho. Miltinho Landin de Londrina no Paraná. Diego Ferraz de Xapuri Jonas Bicev da Rádio Cultura de São Paulo Juninho Ribeiro da cidade de Patos de Minas. Will Nogueira de Fortaleza. Eduardo Carneiro de João Pessoa. Dalva de Oliveira também conhecida como a rainha do rádio goiano Bruno Moreti de Ceilândia, Brasília. Radialista e Professor da Escola de Comunicação e Artes da USP André Naveiro Russo de São Paulo Alexandre Hunt produtor musical, dublador trabalhou em várias emissoras entre elas a KISS FM de SP. Marco Lazzarotto, mais conhecido como Magro Lima de Porto Alegre José Costa Barreto, conhecido como Barretinho em Aracajú Renato Gonçalves de Patrocínio MG Renato Lara Júnior da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte. Renato Gonçalves de Oliveira de Patrocínio MG Rubinho Jones da emissora Mirante FM – São Luiz no Maranhão. Vamos encerrar informando sobre um ato muito bonito por parte de um radialista da cidade de Fraiburgo Estado de Santa Catarina, que trabalha na emissora dessa cidade. Seu nome Rafael Caetano, um jovem de 28 anos de idade. Ele ganhou um carro numa rifa promovido por uma pessoa que precisava do dinheiro para cuidar da saúde. Ao saber que era o ganhador, arrumou o carro e o devolveu ao senhor Neri Gonçalves que tinha rifado o veículo para se cuidar. Um gesto maravilhoso. Ainda existe no coração de muitas pessoas, amor e solidariedade e como dizia Hélio Ribeiro , “o ano novo não será bom ou mal, nós é que seremos.” Encontro DX 1611 no ar dia 12 de fevereiro de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Revista Som Três e as Ondas Curtas

10 Anos do DX Clube sem Fronteiras

Programa do dia 6 de novembro 18 anos do Encontro DX