100 anos do Rádio no Brasil
1922 foi um ano de grandes acontecimentos na História do Brasil inclusive a posse do novo presidente da República no mês de novembro.
O país vivia um clima político bastante agitado e alguns membros das instituições militares estavam com os ânimos com o então candidato a presidência Arthur Bernardes.
Aconteceu ainda na capital federal, a famosa revolta do Forte Copacabana, que tinha como objetivo derrubar o governo e demonstrar insatisfação com a maneira que ocorreu a eleição presidencial.
Em São Paulo no campo cultural, tivemos a Semana de Arte Moderna, uma manifestação artístico-cultural que buscava uma renovação social e artística no país.
Na cidade de Niterói, ao lado da Capital Federal, era fundado o Partido Comunista do Brasil.
Dentro de todo esses acontecimentos, o Brasil comemorava o Centenário da Independência e o ponto culminante ocorreu no dia 07 de setembro na inauguração da Exposição Comemorativa a libertação do país de Portugal.
Vários países montaram estandes e entre as novidades tecnológicas exibidas na exposição estava o telégrafo sem fio , como em geral era chamado o rádio nos seus primórdios.
Era uma estação de rádio com 500 watts de potência, montada pela Whestinghouse International Company em parceria com a Rio de Janeiro and São Paulo Telephone Company.
Entre os colaboradores desse evento estavam os professores Roquete Pinto e Henrique Morize.
A estação transmitiu a abertura do evento com um discurso do Presidente da República Epitácio Pessoa, sendo ele o primeiro político brasileiro a fazer uso do rádio.
Ainda no recinto da exposição foi possível ouvir a ópera O Guarani , de Carlos Gomes, que estava sendo apresentado no Teatro Municipal.
O professor Reynaldo Tavares em seu livro Histórias que o Rádio não Contou, diz que foi possível ouvir o discurso do Presidente da República no Rio de Janeiro e outras cidades, porque os organizadores instalaram as torres e transmissores no Corcovado.
Além disso os americanos trouxeram 80 aparelhos receptores que foram distribuídos no Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói e Petrópolis.
Portanto essa transmissão ganhou um caráter oficial, apesar das primeiras transmissões de rádio terem ocorridas no Pernambuco em 1919 por um grupo de amadores liderados por Augusto Joaquim Pereira, que criaram um clube de rádio.
A entidade dos radiodifusores a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão, comemora oficialmente 2022 , como o ano do Centenário do Rádio no Brasil.
Quem desejar ouvir um trecho da fala de Roquete Pinto e Renato Murse sobre essa primeira transmissão oficial de rádio no Brasil acesse o link abaixo.
É um material produzido pela BBC Brasil em 1988 e tem como título” O rádio no Brasil”. A série toda está no canal do DX Clube do Brasil que tem um trabalho de pesquisa e memória do mundo do rádio.
A partir de 1m50 segundos você já escuta o depoimento de Roquete Pinto.
O logotipo sobre os 100 rádios do Brasil foi retirado site da ABERT – Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão, cujo link está abaixo.
https://memoria.abert.org.br/radio/
https://www.youtube.com/watch?v=1qtQus4fw8Y

Comentários
Postar um comentário