O Dia Mundial das Comunicações Sociais
No dia 29 de maio, celebramos o 56.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Esse dia tão importante é um dos frutos do Concílio Vaticano II, previsto no Decreto do Concílio publicado em 4 de dezembro de 1963, o Inter Mirifica.
Os trabalhos do Concílio começaram em 1962 sendo encerrado em 1965, mas suas repercussões estão presentes até hoje.
A igreja sempre deu importância aos meios de comunicação, mas precisava compreender melhor sua evolução, nas mais diferentes expressões, como linguagem, cultura e, sobretudo, como elemento articulador da sociedade.
Com base no Inter Mirifica, em 1964, o Papa Paulo VI cria a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, com a finalidade de coordenar e estimular a realização das propostas dos padres que participaram do Concílio.
Tendo como objetivo colocar em prática as recomendações da Pontifícia Comissão, e pareceres de diversas comissões, foi criado em 1966, o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
No dia 7 de maio de 1967 celebrou-se pela primeira vez, esse dia.
A data que se comemora é, em geral, no domingo que antecede a Festa de Pentecoste e a mensagem do Papa é publicada no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
Nesse ano de 2022, o papa Francisco pede para “escutar com o ouvido do coração”.
Nesses momentos difíceis que vivemos, onde perdemos a capacidade de ouvir os radioescutas são provavelmente uma exceção, pois nosso hobby exige isso.
Sabemos muito bem pela nossa prática que escutar é essencial para a comunicação humana.
Podendo seguir o conselho do Papa, podemos construir um diálogo edificante.
Falou Cassiano Alves Macedo do blog antenadosaber.blogspot.
Meu contato é encontrodx@gmail.com

Comentários
Postar um comentário