Programa Encontro DX no ar dia 14 de agosto de 1999

O programa Fantástico do dia  18 de julho passado, apresentou uma reportagem, que enfocava uma pianista brasileira que foi estudar na Alemanha um pouco antes do advento da Segunda Guerra Mundial e, acabou sendo  a locutora da antiga Rádio Berlim , emissora oficial do governo nazista. Essa senhora que morreu a alguns anos, foi a locutora do serviço brasileiro da emissora porta-voz do governo de Adolf Hitler. Após a guerra ela foi presa e após ser solta, voltou ao Brasil , vindo a falecer alguns anos atrás. Uma vez um professor meu disse na aula sobre a Segunda Guera Mundial que a Rádio Berlim anunciou mais ou menos assim a declaração de guerra que o Brasil fez contra o EIXO: "Hoje uma nação composta de milhões de sifiliticos declarou guerra ao EIXO." Porém não temos como comprovar essa informação. Sua atuação nos microfones da R. Berlim, está sendo objeto de estudos de um historiador brasileiro e alguns consideram que seu trabalho foi  um ato de traição, mas nosso objetivo aqui não é julga-la, mas falarmos de rádio. A questão foi a maneira como Hitler e Goeebels, descobriram a importância do rádio e, a sua utilização dentro do campo ideológico. Desde o advento do nazismo, começaram a usar o rádio como instrumento de propagação ideológica e, até hoje isso continua. E vejam que no dia primeiro de setembro, estaremos comemorando 60 anos do início da Segunda Guerra , o maior  conflito da história da humanidade. Foi nesse contexto que o rádio provou ser uma fonte importante da propagação das idéias. E quem desejar ver um pouco disso ainda, basta ouvir ainda a Rádio Havana e a Rádio Martí.  E O PROGRAMA ENCONTRO INICIA MAIS UMA EDIÇÃO COM UMA MÚSICA BEM TÍPICA DA SEGUNDA GUERRA. VOCÊS OUVEM COM A ORQUESTRA DE GLENN MILLER A MÚSICA:     A STRING OF PEARLS  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Revista Som Três e as Ondas Curtas

10 Anos do DX Clube sem Fronteiras

Programa do dia 6 de novembro 18 anos do Encontro DX